Manchas escuras na pele: Causas e como evitá-las

Manchas escuras na pele: Causas e como evitá-las

21 de junho de 2020 0 Por Ammece

As manchas escuras na pele, ou hiperpigmentação, ocorrem quando algumas áreas da pele produzem mais melanina do que o habitual. A melanina dá a cor dos olhos, pele e cabelo.

Neste artigo, examinamos o que causa manchas escuras na pele e o que fazer para preveni-las.

Sintomas

As manchas escuras na pele podem variar de marrom claro a marrom escuro. A cor das manchas pode depender do tom da pele e não são dolorosas.

As manchas escuras também variam em tamanho e podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em áreas frequentemente expostas ao sol.

Manchas escuras são comuns nas seguintes áreas:

  • Rosto
  • Colo
  • Costas das mãos
  • Costas
  • Ombros

Causas

Existem várias causas diferentes de manchas escuras, como descrevemos aqui:

Danos causados pelo sol

Também chamados de manchas solares.

As manchas escuras surgem na pele depois de serem expostas ao sol ou a camas de bronzeamento.

Áreas do corpo que recebem maior exposição ao sol, como rosto, mãos ou braços, têm maior probabilidade de desenvolver essas manchas.

Alterações hormonais

O melasma é uma mancha escura, na maioria das vezes, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto – na região das bochechas, testa e buço – e em outros lugares do corpo – como braços, pescoço e colo.

A condição é mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez.

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, os hormônios podem desencadear o melasma.

Efeitos colaterais da medicação

Certos medicamentos podem aumentar a pigmentação da pele e levar a manchas escuras. Os culpados mais comuns são anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), tetraciclinas e psicotrópicos.

Inflamação

Manchas escuras podem se desenvolver após um ataque de inflamação na pele, que  pode ocorrer por vários motivos que incluem eczema, psoríase, lesões na pele e acne.

Cicatrização de feridas

As manchas escuras podem permanecer após uma picada de inseto, queimadura, corte ou cicatrização. Estes podem desaparecer com o tempo.

Como evitar manchas escuras

Proteção solar

Nem sempre é possível impedir o desenvolvimento de manchas escuras na pele. Por exemplo, alterações hormonais durante a gravidez que podem levar ao melasma não são evitáveis.

No entanto, existem maneiras de diminuir as chances de manchas escuras e impedir que elas se intensifiquem: 

1 – Use um filtro solar com um FPS de pelo menos 30 todos os dias, mesmo quando não houver sol ou seja , dias nublados ou chuvosos.

2 – Use um chapéu de abas largas e óculos de sol para proteger ainda mais a pele.

3 – Trate as condições da pele, como a acne por exemplo, que podem levar à inflamação.

4 – Evite o sol entre as 10h e às 16h quando tende a ser mais forte.

Dermocosméticos específicos

Existem cremes que tem como  objetivo amenizar o aspecto das manchas escuras no rosto, colo e costas das mãos.

O Creme Risotex é um antissinais clareador com mais de 40 anos de história e tradição no mercado. Ele é eficiente e super prático para o dia a dia, pois é um único creme que você aplica na área dos olhos, rosto, colo, pescoço e mãos.

Com sua fórmula exclusiva aliado a alta tecnologia, ele age até a terceira camada da pele amenizando rugas e marcas de expressão. E não é só isso, o Risotex também auxilia no tratamento e clareamento de manchas causadas pelo sol e pela idade e deixa a pele firme devido ao seu efeito tensor imediato.

Quando consultar um médico?

Na maioria dos casos, manchas escuras na pele não são prejudiciais. Mas, em alguns casos, pode ser difícil dizer a diferença entre uma mancha escura e outras alterações na pele, como o melanoma, que é um tipo de câncer de pele.

Se você não têm certeza do que é uma mancha escura, tem dúvidas ou não conseguiu se livrar dela é fundamental consultar um médico para saber mais.