Como surgem as rugas?  Causa, Tratamento e Prevenção 

Como surgem as rugas? Causa, Tratamento e Prevenção 

9 de janeiro de 2020 0 Por Ammece

O que são as rugas?

Rugas são vincos, dobras ou sulcos na pele. Elas normalmente aparecem à medida que envelhecemos.

As primeiras rugas que aparecem no rosto tendem a ocorrer como resultado de expressões faciais, danos causados pelo sol, tabagismo e desidratação. Fatores ambientais e genéticos também podem causar o envelhecimento precoce da pele.

A maioria das rugas costumam aparecer nas partes do corpo que recebem maior exposição ao sol, especialmente no rosto e pescoço, nas costas das mãos e nos braços.

Algumas pessoas não aceitam as rugas e bilhões de reais são gastos em tratamentos para removê-las ou atrasá-las.

Principais causas

À medida que envelhecemos a pele fica mais fina, seca, menos elástica, e menos capaz de se proteger de danos.

Expressões faciais

Sorrir repetidamente, franzir a testa ou apertar os olhos podem levar a linhas finas e rugas.

Quando se é jovem, a pele volta, mas à medida que envelhece ela  perde sua flexibilidade. Retornar ao estado inicial se torna mais difícil e menos frequente, resultando em sulcos mais permanentes.

Vários fatores ambientais evitáveis também contribuem.

Raios UV

A exposição à luz ultravioleta (UV), por exemplo, através de banhos de sol, cabines de bronzeamento e esportes ao ar livre aumentam as chances de desenvolver rugas mais cedo.

A luz UV quebra as fibras de colágeno e elastina. Essas fibras formam o tecido conjuntivo da pele. Eles estão localizados sob a sua superfície e a sustentam. Quebrar essa camada faz com que  fique mais fraca e menos flexível. Assim começa a cair e aparecem as rugas.

Se proteger do sol com óculos escuros com proteção UV, chapéus e mangas compridas, podem atrasar o desenvolvimento de rugas.

Tabagismo e Álcool

O tabagismo regular acelera o processo de envelhecimento da pele, devido à redução do suprimento sanguíneo. Já o álcool a desidrata.

Tratamentos para rugas

A maioria dos tratamentos básicos de rugas, se tiverem algum efeito, tendem a ajudar a reduzir as linhas finas. Para vincos mais profundos, existem técnicas mais agressivas, como cirurgia plástica ou injeções de botox.

Cremes anti-idade

Os cremes anti-rugas vendidos sem receita variam consideravelmente em ingredientes ativos e, portanto, também em eficácia.

O Creme Risotex, por exemplo,  contém ativos que amenizam as rugas e manchas senis tanto do rosto, quanto do pescoço, colo e mãos. Seu efeito é contínuo desde que aplicado diariamente na pele limpa.

Com mais de 90% de aprovação entre suas consumidoras e presente no mercado há mais de 40 anos, o creme antissinais Risotex acompanha a evolução dos cosméticos, implementando novas tecnologias como o efeito tensor, que dá aquela esticadinha na pele logo após a sua aplicação.

Prevenção das rugas

O envelhecimento é um processo natural e, eventualmente, todo mundo tem rugas e linhas de expressão que se tornam mais proeminentes ao longo do tempo.

As etapas a seguir podem ajudar a retardar o processo:

  • Evitar a exposição excessiva ao sol reduz os danos à pele, porque o sol faz com que a pele envelheça mais rapidamente. Chapéus, roupas de proteção e protetores solares podem proteger a pele das rugas, reduzindo os danos da luz solar.
  • A exposição zero à luz solar totalmente não é recomendada, porque é uma fonte de vitamina D que é essencial para a força óssea e outros aspectos da saúde. Alguns filtros solares podem proteger a pele enquanto permitem a síntese de vitamina D.
  • Os hidratantes não evitam rugas, mas podem ajudar a tornar temporariamente pequenas linhas e vincos menos evidentes.
  • Os antissinais como o Creme Risotex, também auxiliam na prevenção, mantendo a pele mais saudável e prolongando as propriedades de flexibilidade.
  • Deixar de fumar pode impedir o envelhecimento acelerado da pele. Evite o álcool, pois desidrata o corpo e a pele.
  • Dormir pelo menos 7 horas por noite, comer saudavelmente, beber pelo menos 2 litros de água por dia e se exercitar regularmente ajuda a manter a saúde geral, e isso pode incluir a qualidade da pele.